ROBOTIC PROCESS AUTOMATION - RPA

O FUTURO NA GESTÃO CORPORATIVA

O que é RPA?

Trata-se de uma ferramenta para realizar atividades burocráticas. Por exemplo: se antes os dados dos clientes precisavam ser inseridos um a um, esse novo modelo capta eletronicamente tais informações dos documentos digitalizados. A robotização depende da ação humana para o programa rodar e desempenhar as funções prometidas, enquanto a RPA (Robotic Process Automation) realiza suas tarefas de forma independente.

Outras definições:

  • A RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia emergente que envolve bots virtuais que imitam ações humanas para completar tarefas repetitivas.
  • A RPA é uma ferramenta genérica para criar agentes especializados que podem automatizar tarefas administrativas.
  • Qualquer recurso (software e serviços) que permita a transação em qualquer aplicativo de TI ou site, normalmente da mesma maneira que um humano faria, para automatizar o trabalho complexo e baseado em regras.
  • A automatização de processos robóticos (RPA) é a aplicação da tecnologia que permite aos funcionários de uma empresa configurar software de computador ou um “robô” para capturar e interpretar aplicativos existentes para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais.

Porque adotar a RPA?

A era digital vem influenciando profundamente todo o mundo corporativo, abrangendo as atividades no mercado financeiro e as relações de consumo. Uma de suas novidades é a RPA , tendência que reorganiza o cotidiano empresarial. Essa inovação tecnológica alavanca resultados, impulsiona a produtividade e aumenta a competitividade com a inserção de “robôs” nas rotinas de trabalho. Quer saber como? Continue a leitura!

Integração entre sistemas

Além de se retroalimentar, a RPA integra diferentes plataformas, mais um diferencial em relação à robotização. Assim, permite-se o uso das informações de forma ampla e completa para as mais diversas finalidades. Envio de e-mails, gerenciamento de eventos e geração automática de contratos com base nos dados dos clientes são alguns exemplos de como a RPA vem sendo aplicada no mercado financeiro.

Quais as vantagens da RPA?

A robotização de processos não é eficiente apenas para a empresa que implementa suas práticas, mas também ao funcionário não deve ser vista como vilã porque o ajuda a ter uma rotina de trabalho melhor a mais eficiente: tecnologia.
  • Crescimento profissional A RPA estimula a realocação dos colaboradores para a realização de tarefas consideravelmente mais complexas. Essa ferramenta direciona o profissional para funções menos repetitivas e mecanizadas, exigindo dele maior conhecimento técnico e estimulando seu crescimento profissional.
  • Promoção do engajamento Além da agilidade nos processos aprimorados, a robotização reduz a burocracia, aumentando a produtividade da sua equipe; por consequência, o clima operacional melhora e um time satisfeito trabalha mais motivado em busca do objetivo comum.
  • Orientação de estratégias Falando em resultados, a integração das informações digitais proporcionada pela RPA, permite aos gestores estabelecerem metas tangíveis e bem respaldadas, minimiza os riscos e orienta a tomada de decisão. Dados precisos e fontes confiáveis aumentam a assertividade da empresa e facilitam na identificação de gargalos.
  • Simplificação de tarefas A tecnologia compensa o investimento, realizando maravilhas como a classificação eletrônica de documentos de forma autônoma na nuvem. A robotização de processos também é capaz de poupar o trader de horas de trabalho acompanhando o mercado financeiro para fazer operações de curto prazo.

Como implantar o RPA?

A tecnologia escolhida deve atender à demanda da corporação e ser implantada de acordo com a cultura organizacional. Nesse contexto,  a Power Manager IT Solutions empresa especializada em gestão de negócios garante a eficiência do procedimento, perícia técnica e completo alinhamento com as expectativas do cliente seguindo as seguintes etapas:
  • Avaliação do cenário A administração deve começar conversando com os gestores e colaboradores de cada área para estabelecer KPIs quanto às tarefas acompanhadas, pois eles conhecem a fundo as atividades do setor.
  • Aprovação das medidas Na sequência, a avaliação do cenário possibilitará a identificação dos gargalos e pontos que precisam ser submetidos à robotização de processos. Quais robotizar primeiro? A instalação é gradual, das funções primordiais às mais avançadas, sendo necessário estabelecer um passo a passo para o projeto sair do papel.
  • Design Com o problema já identificado, é preciso pensar qual software atende melhor às suas necessidades. Aqui são analisados os possíveis fornecedores e realizada a obtenção da licença do programa eleito.
  • Implementação da RPA Por fim, para o robô entrar em ação é necessário integrá-lo à rotina empresarial, treinar e oferecer suporte técnico para os colaboradores lidarem com a tecnologia. O RH também desempenha papel fundamental aqui, assegurando a boa recepção da novidade pela equipe. Diante de tantos benefícios, fica fácil entender a importância da RPA e como ela aperfeiçoa a atuação corporativa no mercado. Contar com uma empresa especializada em sua implantação é sinônimo de segurança e nós temos a expertise necessária para estimular o seu diferencial competitivo.

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